REALIZADA A 1ª REUNIÃO DA 1ª CAVALGADA NA ROTA DO TREM PATU/MOSSORÓ

quarta-feira, 17 de maio de 2017
Naelson, Galêgo de Elaído, Artur Targino, Tarcísio Jales, Júnior Baiano e Vieira.


Foi realizada a 1ª reunião de parte da comissão organizadora da 1ª Cavalgada na Rota do Trem que sairá de Patu no dia 09 de junho e chegará em Mossoró no dia 11/06/2017.

A reunião contou com a participação de Naelson, Galêgo de Elaído, Júnior Baiano e Vieira, membros do Grupo de Cavalgadas Nossa Senhora dos Impossíveis, além de Tarcísio Jales e Artur Targino, representantes do Grupo de Cavalgas "Cavalgada do Sertão", de Messias Targino. 

A Cavalgada na ROTA DO TREM foi idealizada pelo Grupo de Cavalgadas Nossa dos Impossíveis de Patu, mas a organização já conta com o apoio do Grupo Cavalgadas "Cavalgada do Sertão", de Messias Targino, do Grupo de Cavalgadas São Sebastião, de Caraúbas, de Antônio Bolota, prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, Grupo de Cavalgadas Santo Expedito, de Mossoró e das secretarias de Agricultura e Cultura de Mossoró.

A Cavalgada na Rota do Trem é um evento de cunho cultural e tem por objetivo resgatar a ROTA que era feita pelo TREM que saía de Sousa, no vizinho estado da Paraíba até Mossoró, rota essa que era feita todos os dias, de ida e volta. A cavalgada seguirá na medida do possível a mesma rota que era feita pelo trem, inclusive com paradas culturais em todas as estações ao longo do caminho, tendo como ponto de partida a antiga estação do trem de Patu e ponto de chegada a antiga estação do trem de Mossoró, hoje o centro cultural Eliseu Ventania.

A cavalgada ainda tem por objetivo reviver os desafios enfrentados por nossos antepassados (alguns ainda vivos), que se deslocavam de Patu e cidades vizinhas, e até do vizinho estado da Paraíba, com destino a Mossoró, em lombos de animais conduzindo produtos da região e trazendo produtos da cidade grande para a região, além de conduzirem boiadas para serem vendidas em Mossoró.

A Cavalgada na Rota do Trem fará parte das festividades de abertura do Mossoró Cidade Junina, bem como das festividades de comemoração dos 90 anos da invasão do bando de Lampião à Cidade de Mossoró. 

Nesta quinta-feira, dia 18 de junho, representantes da comissão organizadora de Patu, Messias Targino, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado-RN e Mossoró, irão se reunirem com representantes das secretarias de Agricultura e Cultura de Mossoró, para acertarem todos os detalhes da chegada da cavalgada a Mossoró, que deverá ocorrer por volta do meio dia do domingo, dia 11 de junho de 2017.

0 comentários: