REGRAS PARA A 5ª PEGA DE BOI NO MATO DA RIBEIRA DE PATU

terça-feira, 28 de junho de 2016

REGRAS PARA A 5ª PEGA DE BOI NO MATO: 

1ª – Os vaqueiros serão inscritos por dupla, não sendo aceita inscrição individual;
2ª – Para participar do evento cada dupla deverá pagar a importância de R$ 30,00 antes do início da competição;.
3ª – A premiação será no valor de uma arroba de boi na data da entrega da premiação + troféu por cada boi pego. Valor atual R$ 150,00;.
4ª – Apenas 06 (seis) bois estarão em disputa e serão soltos no cercado de competição na presença das duplas competidoras;.
5ª – Cada dupla só poderá pegar um boi, devendo se ausentar do cercado logo após o cumprimento de sua tarefa;.
6ª – a premiação será entregue no local do evento;
7ª - Não será permitida a participação de menores de 18 anos de idade;.
8ª - Só poderão permanecer no cercado onde ocorrerá a competição apenas os vaqueiros que estarão competindo, os juízes e os organizadores;.
9ª – O tempo de duração para a pega do boi será de 03 (três) horas, contado a partir da entrada das duplas no cercado, com uma tolerância de 30 (trinta) minutos, caso todos os bois não tenham sidos pegos no tempo previsto; .
10ª - Não será permitida a ajuda de cachorros, pessoas a pé ou de outra dupla de vaqueiros que já tenha cumprido sua tarefa, acarretando tal prática em desclassificação da dupla que receber ajuda ou ajudar;.
11ª – Os vaqueiros competidores entrarão no cercado ao mesmo tempo;.
12ª – Durante a perseguição, se o boi for para outro cercado o vaqueiro poderá segui-lo até sua captura, respeitando o limite de tempo da cláusula 10ª;.
13ª – O boi é considerado pego quando estiver amarrado e a dupla de vaqueiros apresentar a marra do chocalho ou o próprio chocalho aos juízes ou a comissão organizadora;
14ª – O boi deverá permanecer amarrado até ser apresentado aos membros da comissão organizadora destinados a fiscalizar essa ocorrência;
15ª - Todos os vaqueiros deverão estar vestidos com roupas de couro e utilizando outros equipamentos necessários de segurança para uma melhor proteção sua e do cavalo, tendo em vista a densa vegetação do local da competição;
16ª – A organização do evento não se responsabiliza por acidentes ou danos que possam vir a sofrer os vaqueiros e/ou os cavalos durante a realização da competição; .
17ª – Qualquer ocorrência que não constar no regulamento, será resolvido pela comissão organizadora e pelos juízes da prova.
18ª – Todos os competidores deverão assinar um termo de responsabilidade.



A Comissão Organizadora. 

1 comentários:

Francisco Bezerra disse...

Festa bonita e muito organizada.Parabéns a todos que promoveram essa verdadeira manifestação cultural.