NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DISSE QUE REALIZARÁ MUTIRÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

sexta-feira, 14 de março de 2014

 


Por Portal No Ar via Blog da Soldado Gláucia

“Não vamos dar trégua para a criminalidade”, foi o que declarou o novo secretário da segurança pública do Rio Grande do Norte, o general da reserva Eliéser Girão Filho ao tomar posse da pasta governamental. Segundo o secretário, o maior gargalo para segurança pública no estado é o número crescente de homicídios, que no ano passado chegou a registrar 1.636 assassinatos.


Para o novo secretário, segurança não é uma ação que se desenvolve sozinha, mas com a participação da comunidade e da sociedade como um todo. O general disse ainda que vai cobrar e participar diretamente das ações a serem desenvolvidas e destacou ainda o que ele chamou de “mutirão da segurança pública”, pautado em ações para dar celeridade aos aspectos mais urgentes da pasta.


Como medidas iniciais o novo secretário destacou a solicitação feita a todos os órgãos que compõem a segurança no estado de um estudo de material e de pessoal com vistas a garantir o bom funcionamento dessas instituições. “Não adianta ter material se eu não tenho pessoal para utilizá-lo, assim como também não adianta ter pessoal sem capacitação”, disse ele.


O general Eliéser Girão destacou ainda que sua gestão não estará pautada especialmente na Copa do Mundo de 2014, e defendeu que todas as ações desenvolvidas estarão a serviço do estado e da sociedade como um todo. “é preciso estar atento ao lado humano também e chamar o cidadão para participar em conjunto desse desafio”, argumentou.


Antes mesmo de ser empossado o general da reserva Eliéser Girão Monteiro Filho já adiantado parte de sua “tropa” na Secretaria. O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (14) traz mudanças em cargos na pasta do Governo estadual. A primeira delas é no cargo de adjunto. O nomeado foi José Ricardo Godinho Rodrigues.


Para a chefia de Gabinete foi nomeado Marcelino Pereira de Medeiros. Ele assume no lugar de Rodomarques Alves Torres.


Na Coordenação de Programas para Cidadania, Ulisses Danilo Silva Almeida foi nomeado para substituir Silvio Marcelino da Silva Júnior.


Já na Coordenadoria de Informática e Estatística, Romildson Farias Uchoa foi exonerado do cargo. Contudo, o DOE não traz o substituto.


Outro cargo que vai ter substituto é na Subsecretaria da Sesed, que era ocupada por Airton de Sá Ferraz.


Homicídios


O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 1.636 crimes de homicídio durante todo o ano de 2013. De acordo com Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, São José de Mipibu, Macaíba, Parnamirim, Mossoró e Natal lideraram o ranking das cidades mais violetas do estado com 40, 104, 125, 179 e 569 homicídios respectivamente.


Segundo o coordenador do direitos humanos, Natal teve um aumento de 25% no número de homicídios em relação ao ano de 2012. A zona Norte da capital continua sendo a região com maior incidência desse tipo de crime.

0 comentários: