COMISSÃO ORGANIZADORA DA 5ª ROMARIA DOS VAQUEIROS AO SANTUÁRIO DO LIMA SE REUNIU MAIS UMA VEZ

sexta-feira, 7 de março de 2014



A comissão organizadora da 5ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima se reuniu mais uma vez na noite desta quinta-feira, 06 para acertar os últimos detalhes para o grande evento que acontecerá no próximo dia 23. 
Nesta reunião ficou acertado que o serviço de bar do forró da chegadinha, que ocorrerá no sábado, dia 22 será de responsabilidade do Gordinho de Josimar e que o forró da saidinha que ocorrerá no domingo, 23, logo após o almoço no restaurante do Santuário do Lima, será na Churrascaria do Gordo, localizada no bairro Nova Brasília. 
A expectativa da comissão organizadora é de que este ano ultrapasse 800 animais na romaria e que o público total é estimado em 5 mil pessoas. 
Os eventos da 5ª Romaria dos Vaqueiros terão início na sexta-feira, 21 com a realização da 3ª Pega de Boi no Mato na fazenda Boa Vista (Fazenda de Ednardo Moura), evento que visa resgatar uma primitiva cultura nordestina. 
No sábado, 22 será realizado na Praça de Eventos Oliveira Rocha, o já tradicional forró da chegadinha, que visa acolher os vaqueiros e amazonas que chegarão em Patu no sábado. Este ano a atração principal do forró da chegadinha será o grande sanfoneiro Aleijadinho de Pombal, que terá a participação ainda de Oscar Silva, trio pé de serra local, violeiros, aboiadores e outras atrações do gênero. 
O dia 23 de março (domingo), será o grande dia, onde por volta das 06:00 horas terá início a concentração no largo do posto Nossa Senhora dos Milagres, sendo ali servido o café da manhã oferecido pela prefeitura municipal de Patu, a quem adquirir o kit da romaria e a todos os vaqueiros e amazonas.
Às 08:00 horas os vaqueiros e amazonas seguirão em cavalgada até o Santuário do Lima onde será celebrada a missa do vaqueiro pelo Pe. Domingos de Sá Filho, que virá de Pernambuco para prestigiar a romaria idealizada por ele e posta em prática por um grupo de pessoas aguerridas que se dedicam durante vários meses para a realização desse grande evento, um dos mais expressivos de nossa cidade. 
Este ano a romaria não chegará ao fim logo após o almoço no restaurante do Santuário do Lima, os participantes ainda terão a oportunidade de se confraternizarem mais uma vez no forró da saidinha, que ocorrerá na Churrascaria do Gordo, ao som de muito forró pé de serra. 
Uma das novidades deste ano será o lançamento de um livreto de literatura de cordel sobre a romaria dos vaqueiros, de autoria do professor e poeta José Bezerra de Assis (Zé Bezerra), que ocorrerá dentro da programação do forró da chegadinha. o livreto já se encontra à venda pelo preço de R$ 2,00. 
Vale salientar que todo saldo da romaria será revertido para o Santuário do Lima, para ser utilizado na manutenção daquele Santuário. 


 A reunião desta quinta-feira contou com a presença do Pe. George Lourenço, reitor do Santuário do Lima.

 Gordinho de Josimar da Churrascaria do Gordo será o responsável pelo serviço de bar no forró da chegadinha.




1 comentários:

drlair disse...

Bom dia a todos. Mais uma vez os abnegados que gostam do esporte equestre e pretendem ajudar um grande patrimônio de nossa cidade se unem em prol do SANTUÁRIO DO LIMA. Parabéns.