MUDANDO ATITUDES, UM TEXTO PARA LÍDERES E LIDERADOS

terça-feira, 1 de outubro de 2013
Este artigo é dedicado a todos envolvidos no empreendedorismo: empresários, colaboradores, lideres e liderados, mas que ao mesmo tempo são avós, pais, filhos, mães…….com as suas dúvidas, medos, anseios, sonhos, em busca daquilo que cada um do seu jeito considera felicidade!

Devemos entender que não somos números, metas, premiações e valores que quando engravidam, chegam a casa dos 40 anos, ou sofrem problemas pessoais tornam-se descartáveis.

Também é necessário que você perceba que para ser um vencedor não é necessário que exista um perdedor, que na busca da própria felicidade não é necessário apagar a luz de quem caminha ao seu lado.

Ao tomar para si uma atitude diferente, positiva, que quebre paradigmas você estará influenciando outras pessoas a terem atitudes do mesmo nível!

Isso faz parte de um verdadeiro perfil de LIDERANÇA!

A tal liderança que está tão na moda, que tantos reclamam que se ressentem da falta de bons líderes dentro das empresas. Mas dentro das famílias também ocorre a falta de bons líderes que deem ótimos exemplos a serem seguidos.

Adotar uma postura positiva é relevante, mas não precisamos de cópias, precisamos sim achar algo dentro do nosso perfil e trabalhar esse lado. Particularmente não gosto de falar, escrever ou citar coisas negativas, mesmo como forma de comparações ou incentivo. Concentro meus pensamentos, leituras e diálogos no que é bom, pois pensamento leva a ação!

Essa é uma das maneiras que tenho de ajudar ambientes onde trabalho, moro ou frequento….estar sempre positivo. Mas isso é uma postura minha e que trás muito resultado em minha vida! Cada pessoa encontra o seu jeito.

Assim como acredito que se desejo algo eu devo escrever sobre este algo, fazer o máximo possível para materializá-lo. Se desejo prosperidade, saúde, felicidade e paz…..é sobre isso que devo pensar, falar e escrever.

Se desejo fazer a diferença na vida das pessoas, tenho que ler, pesquisar, melhorar meu conhecimento e compartilhar através de artigos.

Ninguém gosta de ficar perto de alguém que só reclama, resmunga e lamenta. Eu não gosto….você gosta? Duvido!

Muitas vezes estamos envolvidos nas nossas tarefas diárias de trabalho e estudo, cumprindo prazos, horários e envoltos em tantos problemas que esquecemos de nos relacionar de forma correta com quem está a nossa volta.

A pressa, as relações descartáveis, a tremenda concentração nos próprios problemas cria um mundo de pessoas em busca de conquistas passageiras e de preferência com o menor esforço.

Então este artigo é um chamado para que você onde estiver faça a diferença de forma positiva.

Olhe para o lado e veja que aquele empreendedor exigente, aquele trabalhador desatento, o gerente chato, aquele colega que você não gosta, também podem ser: um avô, pai, mãe, filho, com os mesmos medos, anseios, dúvidas, desejos e necessidades que você!

Atitudes são fundamentais, faça diferente, mude paradigmas.

Quando tinha 18 anos fui trabalhar como porteiro em edifício em uma região nobre de Porto Alegre, quando cheguei me disseram: “Esta gente é muito metida nem olham na nossa cara, trabalha e fica na tua. Pois quando abro o portão para elas nem olho na cara, viro para o outro lado”.

Ignorei totalmente este comentário e quando via aquelas senhoras sisudas saindo domingo pela manhã cedo para ir a missa, eu saia do meu lugar, cumprimentava-as olhando nos olhos e abria o portão, mesmo sendo este automático, mesmo que elas estivessem de mãos vazias.

Sabe o que aconteceu? Ganhei a confiança de todos, sempre fui muito bem tratado, elas ligavam para a portaria para saber se era eu que estava lá e me levar bolos, refrigerantes, doces e cafés. E aquele trabalho pra mim não virou motivo de stress.

Escolhi a atitude correta, quebrei um paradigma.

Escolha as suas atitudes, e encontre a sua forma de ajudar as pessoas, de trazer alívio…quanto mais pessoas felizes é melhor pra todo mundo.

1 – Reclamamos dos nossos presidentes e políticos, mas não cuidamos dos nossos idosos que estão em casa.
2 – Admiramos a limpeza de cidades do primeiro mundo, mas não colaboramos com a limpeza da nossa rua.
3 – Nunca houve tantos casos de depressão, de vazio e de situações de isolamento, você encontra estes casos dentro de casa ou na empresa onde trabalha.

Então vamos, lá….vamos começar a tornar os nossos ambientes melhores e mais saudáveis! Busque outra forma de viver e de ver a vida, você pode ver e fazer melhor!

1 – Comece cuidando de você, pense seus objetivos, veja porque está nesta vida, todos são úteis e tem um porque de viver ache o seu.
2 – Enumere suas qualidades, você tem várias.
3 – Declare ao mundo e as pessoas o que você deseja e almeja;
4 – Quando alguém colocar seu desejo em xeque, deseje mais ainda!
5 – Faça sempre o bem, não importa o que irão pensar de você, não tenha vergonha e não perca a chance de fazer o bem.
6 – Tenha uma visão clara daquilo que é essencial pra sua vida;
7 – Ajude as pessoas mas não assuma para si os problemas destas;
8 – Seja sincero e valorize as pessoas, e não o que elas são ou tem;
9 – Encontre um tempo para relaxar, vendo filmes, praticando esporte, passeando com seu cachorro, ache aquilo que lhe faça bem e relaxe do seu jeito.

Então você almeja ser um Líder? Deseja ser uma pessoa melhor?

Comece pelas coisas mais simples, procure melhorar como pessoa, cidadão, marido, mulher…torne-se melhor….pois ninguém segue ou deseja ser inspirado por alguém ruim.
Liderança não é um cargo, mas uma habilidade composta por um série de atitudes de valor, de empatia, de indulgência, mansidão e domínio próprio. Que devem estar presentes em todas as ocasiões da vida.

Leia o texto, procure outros que exaltem a valorização do lado humano, dos relacionamentos pois é disto que precisamos…..de pessoas melhores!

Autor: Alexandre Ferrão


0 comentários: