GUSTAVO CARVALHO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SECA EM PATU

quinta-feira, 11 de abril de 2013
Deputado apresentou medidas emergenciais para enfrentar a seca e lamentou ausência do Governo do Estado


O Deputado Estadual Gustavo Carvalho (PSB) participou nessa quarta-feira, 10/04, de audiência pública na Câmara Municipal de Patu/RN sobre o enfrentamento da seca, onde apresentou sugestões de medidas emergenciais e lamentou a ausência de representantes do Governo do Estado, que foram convidados, mas que não compareceram à audiência. “Quero lamentar a ausência do Governo do Estado em um momento como esse, onde se discute um tema de tamanha gravidade. Esta não é a maior seca dos últimos 50 anos, mas a maior seca do século”, declarou o deputado.

Entre as medidas apresentadas por Gustavo Carvalho para um plano emergencial de enfrentamento da seca, estão: a formação de uma comissão dos diversos poderes na tentativa de desburocratizar os trâmites no Programa SOS Seca; um Programa de perfuração de poços tubulares; a instalação imediata de todos os poços já perfurados no RN; a interferência junto aos Bancos do Nordeste e do Brasil, tentando aumentar o prazo dos empréstimos rurais, evitando leilões; a garantia de um crédito rural ao médio agricultor; a ampliação do Seguro Safra; e ainda a abertura de frentes de trabalho com programa de abertura de barreiros e de desassoreamento. 

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela Rádio Educadora Patuense e contou com a presença de autoridades políticas locais, associações comunitárias, agricultores, representantes de sindicatos, entre outras entidades. Na ocasião, foi apresentado um Documento Básico elaborado pelo Fórum de Integração das Organizações Sociais – FIOS, entregue às autoridades presentes.

Por Márcio Morais

2 comentários:

Anônimo disse...

ESTAS SÃO MEDIDAS EMERGENCIAS,MAS É PRECISO UMA POLÍTICA PARA ACABAR COM A SECA LOGO, POIS O QUE É CONSTRUÍDO EM 10 ANOS, É REPENTINAMENTE COSUMIDO EM UM ANO DE ESTIAGEM. PRECISAMOS DE IRRIGAÇÃO DAS GLEBAS E FAZENDAS,SUSÍDIOS DE 100% DE ENERGIA ELÉTRICA PARA AS ÁREAS PRODUTIVAS DO NORDESTE,ALÉM DE FOMENTO À FIXAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO. EM PATU TEMOS O EXEMPLO DE GILVAN RODRIGUES, NA FAZENDA JOSÉ RODRIGUES,ONDE COM TODA ESTIAGEM ESTÁ AINDA PRODUZINDO 140 LITROS/LEITE QUE ABASTECE A CIDADE DE PATU,O GADO ESTÁ GORDO E NASCENDO BEZERROS NUTRIDOS. SE QUISER CORROBORAR SERIA ATÉ BOM PARA O MOSTRAR O MODELO PARA O BRASIL.VALE SALIENTAR QUE SOMENTE TEM UM POÇO ARTESIANO DE 50 METROS DE PROFUNDIDADE. sINTO MUITO ,MAS NÃO QUEREM ACABAR COM O FLAGELO DAS SECAS, POIS EXISTEM UMA GRANDE CADEIA QUE RETIRA O SEU QUINHÃO DE LUCRO COM A MISÉRIA DO POVO. DR.CARLOS ALBERTO/BÉBI

Gustavo disse...

A saliva inútil que se gasta numa audiência pública dessas dava pra encher um açude.