HEMONORTE LANÇA A CAMPANHA: "MULHER FÁBRICA DE VIDA"

sexta-feira, 8 de março de 2013
O Hemocentro Dalton Cunha (Hemocentro) realizará no período de 8 a 23 de março, a campanha “ Mulher – fábrica da Vida”, que tem por objetivo aumentar o número de doadoras voluntárias de sangue no Estado.

Através de ações educativas sobre a doação de sangue, a equipe técnica do Hemocentro espera conscientizar a população feminina do seu papel de cidadã e do seu compromisso social. Apesar do grande avanço e importância da participação feminina no meio empresarial, cultural, social, esportivo, econômico e político, na doação de sangue a representatividade da mulher é muito pequena.

Em Natal a participação feminina na doação de sangue é de apenas 18% em detrimento da masculina que chega a 82%.

De acordo com a Chefe do Departamento Técnico, Rosemary Oliveira, o medo, a falta de informação e os vários papéis que desempenham (esposa, mãe, trabalhadora...) são os principais fatores que impedem uma maior participação do público feminino na doação de sangue.” Preconceitos e mitos ainda estão fortemente presentes no imaginário feminino (sexo frágil, mestruação...) o que dificulta bastante a participação da mulher no ato da doação”.

Para a Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha, a mulher é a geradora da vida, cada vez mais ela vem desempenhando um papel fundamental no seio da sociedade. Essa campanha visa mostrar a mulher que entre os vários papeis que ela exerce, está também o de mulher doadora. “A você que é filha, mãe, esposa , amiga, irmã, tia, mãe, avó, madrinha e que traduz em atitudes o significado do amor , principalmente de amor ao próximo, o Hemonorte espera por você.”

Requisitos básicos para doar sangue:
· Estar bem de saúde;
· Ter entre 16 e 67 anos– jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais;
· Pesar no mínimo 50 Kg;
· Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
· Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

LOCAIS PARA DOAÇÃO EM NATAL:

· SEDE: Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h;

· POSTO DE COLETA DA ZONA NORTE: AV. João Medeiros Filho - Potengi, ( Complexo Cultural) – segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado de 08 às12h;

Via E-Mail: Helenira Almeida

0 comentários: