HORÁRIO DE VERÃO CHEGA AO FIM À MEIA-NOITE DESTE SÁBADO, 16 PARA DOMINGO, 17

sábado, 16 de fevereiro de 2013


Se você mora em um estado brasileiro que adota o horário de verão deve ficar atento: Seu relógio deve voltar ao horário normal neste domingo, 17 de fevereiro.
Quando chegar a meia-noite deste sábado (16) para domingo (17), o relógio deve ser atrasado em uma hora, ou seja, voltar para 11h da noite. Quem deve se lembrar disso são os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
O horário de verão começou no dia 21 de outubro de 2012. Ele dura esta temporada para que seja consumida menos energia elétrica no verão, para que as pessoas aproveitem os inícios de noite mais claros e utilizem menos aparelhos elétricos em horários de pico, principalmente entre as 18h e 20h.
Também é levado em conta que este é um período de produção intensa nas indústrias em preparação para o Natal, o que tem um gasto significativo de energia. Outro fator que contribui para este aumento é o calor intenso, que eleva o número de ventiladores e refrigeradores de ar ligados. Toda esta demanda por mais energia podem acarretar em falta de luz em algumas regiões.
O Ministério de Minas e Energia estima que este ano o horário de verão trouxe uma redução de 4,6% no consumo de energia. Isso equivale a uma economia de R$280 milhões.
Fonte: NotíciasBR

NOTA DO PATUNEWS: Para os nordestinos, a alteração mais significativa é a mudança nos horários das televisões para quem assiste via parabólica.

0 comentários: