MALWARE BRASILEIRO TENTA VENDER LICENÇA FALSA DO WINDOWS

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um novo software malicioso desenvolvido no Brasil “sequestra” o navegador da vítima e exibe uma notificação de software pirata. O malware, então, tenta induzir o usuário a comprar uma licença do Windows original por R$19,90. Caso a pessoa caia na história, ao invés de obter o software, vai enviar seus dados para cibercriminosos clonarem seu cartão de crédito.

Conforme a Linha Defensiva, o código malicioso, uma vez instalado no sistema, impede o uso dos navegadores Chrome e Firefox. O uso só é liberado quando o usuário insere os seus dados pessoais. 

O site ressalta que o malware ainda possui baixa taxa de detecção pelos antivírus e que a notificação exibida é totalmente falsa, com o único intuito de capturar os dados de cartão de crédito.

O golpe no qual a praga bloqueia determinados recursos no sistema e exige um pagamento para liberá-los, é chamado de ransomware. A Linha Defensiva, no entanto, não considera o novo malware como um representante legítimo dessa categoria, já que o pagamento não é necessário para retomar o funcionamento normal dos softwares. Na verdade, a cobrança é apenas um pretexto para que a vítima forneça seus dados do cartão de crédito.

Informações: RIVALDO MAIA -Tecnico em Informática

1 comentários:

Anônimo disse...

ontem fui entrar no seu blog apareceu uma mensagem dizendo que havia Malware em seu blog.