INFORMAÇÕES SOBRE O ASSALTO COM REFÉNS AO SUPERMERCADO DA REDE OESTE EM PATU

domingo, 9 de setembro de 2012
Por volta das 19:30 horas deste sábado, 08/09, a viatura da Rádio Patrulha (RP) da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, sob o comando do Sargento PM Getúlio e composta pelo Cabo Vieira e o Soldado Lira, fazia uma ronda pela avenida Lauro Maia e ao passar em frente ao Supermercado da Rede Oeste (Mercantil São José), os policiais foram alertados de que há poucos instantes dois elementos armados haviam invadido o supermercado e dado início a um assalto, obrigando o proprietário a fechar as portas do estabelecimento comercial e naquele momento os proprietários, funcionários e clientes estavam sendo mantidos reféns sob mira de armas de fogo.
A RP deu início a ação policial que duraria mais de uma hora e o Sargento Getúlio e seus auxiliares se aproximaram da porta principal do supermercado e por uma abertura conseguiram visualizar os elementos com armas apontadas para a cabeça dos proprietários (pai e filho) e nesse momento o Sargento Getúlio acionou a viatura do GTO de Patu que chegou em seguida, dando início ao cêrco a todos os prédios que fazem parte do supermercado, inclusive a residência de um dos proprietários que fica vizinha e demais prédios vizinhos. 
Os assaltantes perceberam a movimentação dos policiais militares e deram início uma ação desesperada na tentativa de empreenderem fuga, levando todos que ali se encontravam para o depósito do supermercado que fica nos fundos e que dá acesso para a rua Gilbani Suassuna, mas perceberam que na saída dos fundos também já se encontrava uma guarnição do GTO de Patu composta pelos Soldados Edivan, Facson e Fagner que impediram a fuga dos bandidos. Desesperados, os assaltantes exigiam que a polícia se retirasse do local para permitir a fuga deles, pois do contrário matariam todos que ali se encontravam, chegando ao ponto de um deles efetuar um disparo de revólver. 
Após alguns minutos alguns reféns começaram a ser liberados e um dos reféns conseguiu se esconder e fugir pelos telhados dos prédios vizinhos. 
Vários policias militares de folga começaram a chegar no local para auxiliar na ação, como também reforço de várias cidades vizinhas como Messias Targino, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, força tática de Caraúbas, policiais civis comandados pela delegada Drª THAIS que ao lado do tenente ADELINO, subcomandante da 2ª CPM comandaram as negociações para libertação dos reféns, sempre preocupados com a preservação da integridade física dos mesmos.
Após mais de uma hora de cêrco policial, o assaltante JOSÉ ROBERTO DA SILVA, 38 anos de idade, natural de Mossoró, tentou escapar pelos telhados dos prédios vizinhos, no entanto, foi surpreendido pelos Cabos Gilliard e Tavares e o Soldado Facson que se encontravam sobre o telhado do supermercado, sendo então preso e conduzido para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu. José Roberto ainda tentou se passar por cliente, dizendo que estava fazendo compras no momento do assalto.
Sem saída, o outro assaltante DAVID RAFAEL BEZERRA SANTOS, mais conhecido por "CHUMBREGA", 23 anos de idade, natural e residente em Almino Afonso-RN exigiu a presença de um advogado de Almino Afonso para se entregar, o que foi feito com a presença do advogado, isso por volta das 21:00 horas, depois de mais de uma hora do início do assalto. 
A dupla tinha conseguido arrecadar quase 18 mil reais dos caixas do supermercado, valor que foi apreendido pela polícia e conduzido para a 7ª DRPC de Patu onde os acusados foram autuados em flagrante delito pela delegada de plantão Drª THAIS. 
A dupla confessou a autoria dos assaltos aos Correios de Almino Afonso (28/08) e Rafael Godeiro (04/09), sendo também suspeitos do assalto aos Correios de Antonio Martins-RN, ocorrido na última quinta-feira, 06/09, tendo em vista todas as características serem idênticas aos acusados (Ver AQUI), inclusive a moto fan preta e o uso de revólveres.
DAVID RAFAEL ainda é envolvido no assassinato de Francisco das Chagas Cortêz Santos, conhecido por "MUDINHO", ocorrido no dia 13 de setembro de 2010 aqui na cidade de Patu. 



 Uma ambulância do hospital municipal foi enviada ao local desde o início da operação policial, tendo sido utilizada para conduzir uma senhora que passou mal e foi conduzida para o hospital municipal Dr. Henderson Josino Bandeira de Moura.

Moto FAN CG 150, de cor vinho, placa NNY - 5681 - Mossoró-RN, abandonada logo após o assalto aos Correios de Rafael Godeiro.
 

  Fotos: Wellington Aragão/Vieira
 

1 comentários:

GIOVANA disse...

Estou aqui para dar os meus PARABÉNS a polícia do Rio Grande do Norte, que tem competência e coragem, e por isso obtêm-se um excelente resultado nos trabalhos... PARABÉNS...